BAIXA AUTOESTIMA
- Diego Ciriani

- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura

A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.
A maior dificuldade está em reconhecer os sinais da baixa autoestima em nossos hábitos, pensamentos e emoções.
A pior e a principal consequência da baixa autoestima é você se isolar dentro da sua zona de conforto. A sua crença de que você é uma pessoa incapaz pode criar um ciclo vicioso, que aumenta o número de desistências em todas as áreas da sua vida.
Quanto mais você desistir de tudo, menos empolgante a sua vida fica. O que sobra é o sofrimento banal do dia a dia. Consequentemente, sem coisas empolgantes para fazerem valer a pena o sofrimento banal do dia a dia, é impossível viver uma vida feliz.
Como ter mais autoestima?
Desenvolva o autoconhecimento
Para fortalecer sua autoestima é fundamental olhar para si mesmo e se aproximar de sua essência. Quem investe no autoconhecimento torna-se capaz de lidar com as suas características negativas e está sempre tentando melhorá-las. Dessa forma, o indivíduo é capaz de evitar o desgaste gerado pela dificuldade de autoaceitação, pois canaliza sua energia em prol do aprimoramento pessoal.
Pare de se comparar
Entenda que cada pessoa possui sua própria história de vida e características. Evite ficar se comparando com os outros e pense que cada um tem o seu momento para realizar, desenvolver e conquistar os objetivos.
Não se cobre tanto
Evite se criticar em excesso e se condenar o tempo todo por suas falhas e dificuldades.
Tenha cuidado com o perfeccionismo e com a necessidade de ser sempre o melhor e agradar o tempo inteiro. Errar é importante e faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano. Reflita sobre seus erros de maneira saudável e procure alternativas para agir diferente da próxima vez, sem deixar que os equívocos abalem sua autoestima.



Comentários